Hidroponia
O cultivo hidropônico é o melhor modo de superar a escassez de água e alimentos e, ao mesmo tempo, obter produtos de uma qualidade nutricional e de sabor elevada em qualquer tipo de ambiente climático.
É um método científico preciso de cultivo, desenvolvido por experimento e observação, que consiste em uma produção confiável, previsível e de alta qualidade, inofensiva ao consumo humano.
Quando questionados o que buscam na compra de produtos frescos oferecidos na cadeia varejista, os consumidores respondem da seguinte forma:
O cultivo hidropônico pode atender todos estes requisitos e ser produzido em tal escala e qualidade que é incomparável com qualquer outro método de produção.
Existe uma enorme gama de benefícios que são possíveis no cultivo hidropônico quando comparado à produção no solo, tais como:
O consumo de água é muito menor em relação ao consumo quando no solo;
A solução que não é absorvida pelas plantas, a qual contém valiosos teores de nutrientes, pode ser coletada, filtrada, tratada e reciclada;
A produtividade e rotatividade da plantação hidropônica é geralmente muito maior que a produção comum em solo fértil, dada as mesmas condições de ambiente. Esta diferença, quando se leva em conta a questão financeira, é muito significante;
Um alto grau de uniformidade das plantas é possível no cultivo hidropônico;
A quantidade de fertilizantes usada é muito menor em relação ao solo;
Os cultivos hidropônicos de hortaliças, ervas e morangos, para citar alguns, são produzidos acima do nível do chão em uma altura de trabalho ideal para o plantio, desenvolvimento e colheita. Isto resulta em melhores condições de trabalho e, consequentemente, em menores danos corporais causados pela atividade;
As mudanças climáticas cada vez mais presentes em nosso dia-a-dia não são obstáculos para o sucesso da cultura hidropônica. As plantações neste sistema são quase que na sua totalidade produzidas dentro de estufas, cuja estrutura possibilita internamente a criação de um clima ideal para o desenvolvimento das plantas;
Enfim, após todas as evidências relatadas acima, podemos concluir que a hidroponia torna-se cada vez mais uma ótima forma de cultivo para lidar com os problemas atuais de escassez de água e alimentos no mundo em que vivemos.
Cultivo
A alface é a mais cultivada, mas várias espécies podem ser cultivadas através da hidroponia como: pepino, berinjela, agrião, rúcula, salsa, couve, temperos, repolho, feijão-vagem, brócolis, pimentão, tomate, morango, melão, mudas para silvicultura, plantas ornamentais e etc. Teoricamente, qualquer planta pode ser cultivada com esta técnica.